quinta-feira, 29 de julho de 2010

MENSAGEM DA XI ASSEMBLEIA GERAL

“Vimos a sua estrela… e viemos adorá-l’O” (Mt 2,2)



1. Concluímos, hoje, a XI Assembleia Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, no Seminário de Valadares, em Portugal.
2. Somos quinze Sacerdotes e um Irmão da Sociedade, vindos do Brasil, de Portugal, de Angola, de Moçambique e do Japão, cinco por inerência dos cargos e onze eleitos pelos membros da Sociedade nas Regiões.
3. Iniciámos a Assembleia Geral com uma semana de retiro orientado por dois membros do Instituto Espanhol das Missões Estrangeiras, o Director Geral e um dos seus Conselheiros.
4. Estiveram presentes D. Manuel Clemente, Bispo desta Diocese do Porto, e D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga e Presidente da Comissão Episcopal das Missões, a quem agradecemos a solicitude e comunhão.
Estiveram também connosco o presidente da ARM (Associação Regina Mundi, dos nossos antigos seminaristas), a Coordenadora das Missionárias da Boa Nova e dois responsáveis dos Leigos Boa Nova, que nos falaram das suas actividades e manifestaram a vontade de intensificar a colaboração com a SMBN à qual devem a sua fundação e orientação.
5. Em três semanas de trabalhos, analisámos a acção desenvolvida pelos membros da Sociedade nos últimos quatro anos em quatro Continentes e confrontámo-la com o nosso carisma de missionários Ad Gentes. Em nome de todos os membros, damos graças ao Senhor da Messe por tudo o que fizemos e pedimos perdão por todas as deficiências.
6. Se o envelhecimento e falecimentos de um número crescente de membros levou à redução dos campos de trabalho, a existência de Seminários no Brasil, Portugal, Angola e Moçambique e a ordenação sacerdotal de membros da Sociedade Missionária da Boa Nova de três continentes, mantém acesa na Sociedade a esperança do crescimento do Reino, e com a dimensão da universalidade queremos entrar numa nova dinâmica para intensificar a missionação.

7. Na ousadia do Espírito Santo, lançámos uma estratégia nova para a renovação da nossa vida pessoal e comunitária, para que todos nos empenhemos e vivamos fraternalmente o nosso carisma de missionários Ad Gentes, numa caminhada de bem-aventurança. Inspirados no ícone dos Magos, “Vimos a sua estrela… e viemos adorá-l’O” (Mt 2,2), percebemos que a nossa sequela Christi, concretizada na vivência do carisma Ad Gentes, tem a beleza sempre nova de um seguimento radical. Todos desejamos comunidades apostólicas felizes no fiel seguimento da estrela, pela escuta da Palavra e dos sinais dos tempos e pela adoração.
A nossa humilde proposta concretiza-se no texto exortativo e no itinerário quadrienal que apresentámos para a vida da Sociedade.
Elaborámos também algumas orientações para a missionação, dinâmica comunitária, formação dos novos membros, animação missionária e pastoral vocacional, assistência aos membros idosos e doentes.
8. Saudamos cordialmente todos os membros da Sociedade Missionária da Boa Nova que nos confiaram esta tarefa, desde os mais novos e activos, até aos mais idosos e doentes, saudamos todos os nossos colaboradores e todos os que nos acompanham nos nossos campos de trabalho e nos meios de comunicação social, saudamos os prelados e as dioceses onde trabalhamos e donde procedemos, saudamos toda a Igreja em nome da qual assumimos a tarefa da missionação.
9. Com esperança e confiança na acção do Espírito Santo e na protecção de Nossa Senhora da Boa Nova, encaramos o próximo quadriénio (2011-2014).

Valadares, 28 de Julho de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.